Larissa Rincon

O método de acupuntura como alternativa no tratamento de dores crônicas e agudas, como também nos resultados eficazes contra a depressão e a ansiedade, tem se destacado entre as opções que hoje os pacientes têm para alívio desses sintomas. Essa escolha também tem sido relevante na prevenção de doenças e até mesmo na ajuda da cura de algumas delas.

Essa aceitação aumentou entre os pacientes principalmente após esse tratamento de origem da medicina tradicional chinesa ser validada de forma oficial como uma especialidade médica.

De acordo com uma publicação feita na Biblioteca Virtual em Saúde Ministério da Saúde (BVSMS), intitulada “Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (SUS)”, a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem reconhecido o método eficaz da acupuntura nos tratamentos e, por isso, tem indicado aos Estados-Membros. Essa confiança se firma após várias divulgações sobre a sua eficiência como também segurança, profissionais e sua capacitação, os métodos existentes de pesquisa, entre outros procedimentos realizados e comprovados como eficientes.

Além disso, nessa mesma publicação existe a referência do National Institutes of Health localizado nos Estados Unidos que também se destaca em recomendar a acupuntura de forma isolada ou não, em diferentes situações referente a saúde como também doenças, por exemplo, cefaleia, fibromialgia, asmas, osteoartrite, lombalgias, além de outras doenças.

Para o paciente o tratamento de acupuntura agrega vários benefícios que o ajuda a passar por esse procedimento de uma forma melhor com muito alívio e até mesmo com o sentimento de bem-estar nessa fase que é tão difícil para ele. Assim, ela serve positivamente para continuar o tratamento.

Entre esses benefícios destaca o alívio da dor que pode ser inclusive de doenças crônicas sendo um aliado ao minimizar esse período de dor. As dores de doenças agudas a acupuntura também ajuda suavizando a região trazendo melhora.

Entre essas dores destacam principalmente a da região do joelho e lombar. Também é um tratamento positivo para dores de cabeça provindas de várias ocorrências como tensionais ou enxaquecas. As dores vindas após cirurgias têm resultados de melhora com esse tratamento, além de artrite e a cólica renal.

O tratamento da acupuntura pode ser realizado também em situações como gastrite, diarreia, hiperacidez, sinusite, bronquite e até mesmo nas infecções como no pulmão.

Lembrando que, existem outros tipos de doenças que ela também agrega seu benefício de minimizar dor, tratar o estresse como também na área emocional como quadros de depressão, ansiedade, além de insônia e problemas imunológicos.

Por isso, a acupuntura como um dos métodos da Medicina Chinesa é reconhecida e eficaz. Ela pode de forma segura ser mais uma opção de tratamento aos pacientes que tanto buscam por um alívio durante o procedimento da cura ou tratativa das dores.