A acupuntura é uma prática milenar, uma das principais modalidades terapêuticas da Medicina Tradicional Chinesa. No Brasil foi difundida há cerca de 40 anos e, em 1989, a Organização Mundial da Saúde aprovou uma nomenclatura internacional padrão para a acupuntura. Atualmente, a OMS determina essa prática como um método de tratamento complementar, já presente em alguns estados pelo SUS.
O tratamento constitui-se na inserção de agulhas extremamente finas, com espessura entre 08 e 40 mm, na profundidade de alguns milímetros em pontos da pele, especificamente determinados dentre os meridianos pelo corpo. As agulhas são deixadas no local por cerca de 15 a 20 minutos e depois retiradas, dada a intenção de promover a circulação de energia e seu equilíbrio. O objetivo dessa prática é tratar a origem da dor e transformar o alívio momentâneo em alívio permanente, promovendo assim a manutenção e a recuperação da saúde, assim como a prevenção de doenças.
A acupuntura não substitui nenhum tratamento alopático, pois é um método complementar que vem somar ao tratamento e a promoção da saúde e bem-estar do indivíduo.
A acupuntura é uma técnica extremamente valiosa que transforma a relação com o próprio corpo.
– Auxilia no tratamento de dores agudas e crônicas
– Ação analgésica e Anti-inflamatória
– Promove relaxamento
– Tratamento complementar para diversas doenças
– Redução da ansiedade e estresse
– Regula o metabolismo, auxiliando no processo de emagrecimento
– Melhora a qualidade do sono
– Aumenta o bem-estar físico, mental, psicológico e emocional
– Fortalece o sistema imunológico
Fale Conosco