Larissa Rincon

A acupuntura é uma prática da medicina tradicional chinesa que traz muitos benefícios para a saúde de homens e mulheres. Essa técnica é usada como uma alternativa eficaz para tratar dores agudas e crônicas em determinadas regiões, como lombar e joelho, tendo a possibilidade também de trabalhar em conjunto com outras áreas da medicina, com o objetivo de ajudar na recuperação de problemas de saúde e na busca de melhor qualidade de vida para o paciente.

No caso das mulheres, a técnica da acupuntura pode ser uma importante aliada para melhorar a saúde, pois ela ajuda as mulheres a enfrentar diversos problemas que podem aparecer em várias fases da vida, já que a prática da acupuntura alivia cólicas menstruais, ajuda a regular o ciclo menstrual e equilibra as alterações de humor que aparecem durante a TPM. Além dessas questões, essa prática também pode ser usada como tratamento para aliviar sintomas de enxaqueca, gastrite, sinusite, depressão, insônia e baixa imunidade.

A acupuntura pode trabalhar também em conjunto com o tratamento para combater a infertilidade, podendo ser usada inclusive para aumentar as chances de engravidar, uma vez que essa técnica obtém melhores resultados quando combinada com a reprodução assistida. No tratamento contra a infertilidade, a acupuntura ajuda a melhorar os níveis hormonais, as taxas de ovulação e regula a menstruação. Além disso, essa técnica alivia os sintomas da menopausa e da gravidez, e ajuda também no tratamento da endometriose, síndrome dos ovários policísticos e de problemas psicológicos.

Para tratar da questão da infertilidade, a acupuntura é usada para aumentar o fluxo sanguíneo nos órgãos do aparelho reprodutor, o que estabiliza os níveis de hormônio e o ciclo ovulatório. Essa técnica ajuda no tratamento de infertilidade quando o causador da condição é a falta de ovulação, sendo indicada para mulheres que possuem SOP (Síndrome dos Ovários Policísticos). O tratamento dessa condição pode ser feito através da facilitação da gestação em mulheres que não apresentam nenhum impedimento para engravidar e, caso necessário, trabalhando em conjunto com as técnicas de reprodução assistida como, por exemplo, a reprodução in vitro.

Além dos problemas causados por infertilidade e questões que tenham a ver com a saúde da mulher, a acupuntura também pode ser utilizada para proporcionar mais qualidade de vida para a paciente, tendo um papel importante no tratamento para combater o estresse e a ansiedade, fatores que também podem acabar prejudicando a fertilidade da mulher.